segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

A democracia falhou e ninguém percebeu

A democracia é e sempre foi um dos sistemas políticos mais elogiados e apoiados pela população mundial de uma forma geral, porém poucas pessoas conseguem enxergar que é um sistema falido e que atualmente é o principal problema do país.
Mas se a democracia é tão ruim, por que ela é tão aceita? Essa é uma pergunta que poderia surgir e a resposta é simples. Porque, no sistema democrático, é muito difícil perceber que o problema é o arranjo em si.

Em outras palavras, a alternância de poder cega as pessoas e faz com que elas analisem e coloquem a culpa da situação do país no atual mandato ou no presidente anterior... Seguindo esse raciocínio, ninguém vê realmente que o problema não é um partido ou outro, nem um político qualquer (mesmo esses também sendo problemas), mas o principal erro é a democracia em si.

Entendido isso, há outra questão grave na democracia, ela é economicamente uma bagunça. Assim como Hoppe escreveu, o presidente democrático é apenas um zelador. O que isso significa? O presidente não trata o país como sua propriedade e muito menos com um pensamento a longo prazo; pelo contrário, ele tendo apenas 4 anos de mandato, fará aquilo que achar sem medir consequências a longo prazo, pois ele não estará mais no cargo.

Isso pode ser visto escancaradamente ao olhar a dívida do governo brasileiro. A cada ano ela só aumenta e fica mais pesada. Ou seja, um presidente sempre empurrando a batata quente para o outro.

Há mais um ponto questionável na democracia que é o voto. Esse é o ponto que todo mundo ama nesse arranjo, todos se sentem participando, porém não é nada disso. O voto é algo que faz pessoas serem obrigadas a cumprirem certas leis (mesmo sendo leis injustas), apenas porque a maioria votou. Isso é extremamente ridículo, visto que a minoria que é contra (mesmo que quase a metade, digamos) estará obrigada a cumprir aquilo, querendo ou não.

Sendo assim, a democracia é um sistema político injusto, altamente corruptível e imoral. As pessoas vêem isso como uma forma de todos se sentirem iguais, o que é pura ilusão. Em resumo, a democracia é um sistema muito prejudicial a qualquer sociedade, porém é amado por todos.