Translate

sábado, 8 de outubro de 2016

Crise no Brasil: o começo do fim?

Principalmente na ultima década, o cenário econômico brasileiro está em uma maré de processos negativos. Apenas acumulando a dívida externa, as taxas de desemprego, saídas de investidores e baixa no crescimento. Para entender melhor o novo horizonte do país deve-se observar fatores que funcionam como indicadores econômicos.


Utilizando os Estados Unidos como exemplo, pode-se ver um indicativo prévio que o país pode estar em uma bolha e que a economia não está tudo aquilo que parece, embora ainda investidores vão ao país para compra de dívidas públicas. O fato é: o indicativo lucro pode demonstrar o cenário prévio real. Se as empresas estiverem lucrando bastante, pode haver uma elevação econômica, porém nos EUA está ocorrendo ao contrário. Os lucros estão diminuindo, ou seja, a demanda abaixou e os produtos estão cada vez mais parados no estoque.

A situação no Brasil é um pouco mais confusa para se analisar, pois trata-se de um período de agitação política e troca de mandato presidencial, o que faz-se gerar uma bela dúvida no futuro da nação. Mas uma coisa é certa: com a saída da Dilma, os empresários deram uma respirada e estão se realocando nessa nova situação.

Bom, a tendência agora é que os brasileiros possam consumir mais, correto? Já que o dólar pode dar uma desvalorizada e tudo aquilo que é importado custar mais barato. Assim, poderá ter uma qualidade de vida melhor. Portanto, essa tendência pode alavancar os lucros das empresas e assim começaremos a enxergar alguma salvação.

Como já disse, o lucro é um indicador prévio da situação econômica...Mas e depois do lucro, o que vem? Vem um indicador posterior - o desemprego. Se as empresas estão com boa demanda, elas provavelmente vão contratar e assim diminuir o desemprego. Porém, no país ainda vemos uma insegurança - o cara lucra, mas ainda tem um receio de contratar porque não sabe até quando terá essa demanda. E essa ocorrência é comum em vários negócios.

O que podemos ver disso tudo é que tem um começo que nos deixa um pouco feliz e com certa esperança. Daqui uns dois ou três anos o Brasil volte a crescer a uma taxa mais agradável e, gradualmente, o desemprego e a economia vão tomar um rumo otimista.


Principais fontes:
https://www.youtube.com/user/ideiasradicais
http://g1.globo.com/economia/




http://economia.uol.com.br/