Translate

sábado, 8 de outubro de 2016

Soluções para a pobreza: isso é possível?


Sabe-se que a vida nunca foi as mil maravilhas - a população sempre viveu, historicamente, em condições precárias e subsistentes. Assim, como o fato de ver milhares de pessoas em situações de pobreza gera revolta, muitos dizem que a melhor forma de combater isso é a distribuição de renda, a luta pela igualdade e o fim do capitalismo. Mas será que é realmente essa a solução?

Para começo de conversa, é bom que seja esclarecido que o problema na humanidade e da fome na África não é a desigualdade social. Mas sim, a pobreza. A desigualdade não tem muito sentido se for pensar por um lado mais abrangente - obviamente a desigualdade existe, pois ninguém é igual, ninguém tem as mesmas habilidades ou capacidades - ou seja, a desigualdade não é um problema em si, ela sempre existirá.

O que realmente é preocupante são os índices de pobreza e o que é necessário para isso diminuir é a redução do número de pessoas pobres, apenas isso. Não é necessário tirar o dinheiro de quem tem mais e dar aos que tem menos.

Muita gente culpa o capitalismo pela miséria e fome, porém o que muitos não pensam é que como era antes do capitalismo. Antes das pessoas começarem a ir para as indústrias, a situação era caótica, os trabalhadores do campo não tinham vida fácil e viviam em reais condições subumanas. E o pior, era praticamente impossível sair daquelas condições.

Pessoas que vivem em pobreza absoluta (1820-2015) - OurWorld in Data: https://ourworldindata.org/world-poverty/
Como pode-se ver, houve uma grande queda no número de pobreza comparando as décadas e até séculos. O que torna fascinante ver que o capitalismo, ao contrário de muitos pensamentos, diminuiu consideravelmente a pobreza mundial. Desde a revolução industrial até os dias atuais, as pessoas estão conseguindo uma  vida melhor. Aliás isso pode ser possível, não é mesmo? Coisas que no feudalismo (como era antes) você não conseguia evoluir através do seu trabalho.

O fato é: o capitalismo se desenvolveu pelos séculos e a liberdade de mercado, o comércio e o acumulo de capital fizeram as taxas de pobreza despencarem. Assim, podemos concluir que a solução para reduzir ainda mais esses índices é simplesmente ter mais capitalismo - mais liberdade econômica, menos protecionismo e burocracias, e mais iniciativa privada.